terça-feira, 21 de agosto de 2012

O TEATRO É PARA VOCÊS QUE ESTÃO NAS ESCOLAS!



        As "Mães Negras" foram recebidas na Escola Municipal Antônio Fidelis, no Parque Amazônia e na Escola Municipal Bernardo Élis, no bairro São Carlos.

         Nos apresentamos para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos, gente que em grande maioria trabalha durante o dia e que está na escola em busca de retomar e terminar os estudos. Outros, ainda muito jovens, que acabaram saindo do fluxo normal escolar por algum motivo. Todos observando curiosos a estrutura do teatro sendo montada, alguns com mais desconfiança, outros com mais receptividade. Havia gente que nunca assistira um teatro na vida! Olha só o tamanho da responsabilidade.
      
         A cena acontece, o público acha engraçado todo aquele drama familiar até que o pai alcoolizado e raivoso tira o cinto para bater em mãe e filha – daí todos prendem a reão respiração e muitas memórias certamente começam a brotar.



Porque era mesmo que ele me batia?
 Porque havia tanta ignorância?
Não tem outro jeito?








         A cena prossegue e o público acompanha a protagonista em seu desejo de mudar de vida, desejo esse que ela não consegue realizar, porque mudar de vida não é mesmo fácil. Ou é?
       Vem a gravidez, a saída da casa dos pais, a necessidade de trabalhar, a ilusão do casamento. Isso tudo que vocês estão assistindo é real? E O público responde: “Sim, acontece todos os dias”.




         Na história de Mariana, homens, mulheres e crianças se dispuseram a entrar em cena e expressar seus sentimentos em relação ao que viram.
            -   Você não pode me bater - a menininha de 4 anos entra em cena e diz.
            - Eu vou embora de casa, vou viver com minhas amigas, vou trabalhar, não vou mais suportar isso. - a moça com deficiência intelectual se enche de coragem e diz a esse mesmo pai
         Os jovens da Escola Bernardo Élis dizem:

           -  Esse pai tem que parar de beber, porque senão não consegue ter controle sobre suas emoções

         A moça entra em cena e diz para a atriz que representa o marido:

        - Eu não quero tanquinho, ou fogão, eu quero que você fique aqui e assuma as suas responsabilidades como pai.

         Todos temos o que expressar! O que precisamos é desse espaço para mostrar as transformações que queremos em nossas vidas!

          Por isso nossa trupe continua a rodar nas escolas, as próximas são E.M. Jales Machado (atrás do HDT) no dia 22 de Agosto e E.M. Itamar Martins no Setor Pedro Ludovico no dia 29 de Agosto. Sempre às 19h. Se você estiver por perto venha dar a sua contribuição para essa discussão!