O PRÊMIO


PRÊMIO NACIONAL DE EXPRESSÕES CULTURAIS AFRO-BRASILEIRA


Concebido em 2006, após o II Fórum Nacional de Performance Negra, realizado no Teatro Vila Velha – Salvador/BA, o Prêmio Nacional de Culturas Afro-brasileiras é fruto do debate acerca da ausência de editais públicos e de linhas de financiamento direcionadas exclusivamente para o desenvolvimento da produção artística de estética negra.

Atenta às demandas pautadas pelo Fórum, a Fundação Cultural Palmares em parceria com o Centro de Apoio e Desenvolvimento Osvaldo Santos – CADON e com patrocínio da Petrobrás, realizam desde 2010 esta ação, em formato de prêmio, com o objetivo de reconhecer, estimular e incentivar artistas, grupos e companhias que trabalham com a temática de matriz africana.


Em sua primeira edição (2010) inscreveram-se 412 projetos nas três categorias do prêmio, sendo 181 de artes visuais, 120 de dança e 111 de teatro. Foram selecionados 20 projetos, das 5 regiões brasileiras, totalizando o valor de 1,1 milhão de reais em prêmios. (Confira os vencedores em http://www.cultura.gov.br/site/2010/01/12/i-premio-nacional-de-expressoes-culturais-afro-brasileiras/).

Já em 2011, coordenado também pelo Departamento de Fomento a Produção da Cultura Afro-brasileira, a segunda edição do Prêmio foi dedicada às comemorações do Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes (instituído pela Organização das Nações Unidas – ONU) entendendo que sua realização reconhece e incentiva ainda mais as expressões artísticas e culturais e abre as perspectivas de continuidade da ação e das atividades.


As categorias do prêmio foram mantidas e dos inscritos foram selecionados quatro projetos de cada região do Brasil, sendo o Projeto Mães Negras – Teatro das Oprimidas, apresentado pela Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Mestre Bimba, um dos selecionados pela região centro-oeste. (Confira o resultado em http://premioafro.org/participe/resultados/).


Por Janaína Soldera
(Assessoria de Imprensa)
(62) 9414-8384 / (62) 8189-6299
maesnegras@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário