sábado, 14 de julho de 2012


ESPETÁCULO MÃES NEGRAS COMEÇA SEU CIRCUITO DE APRESENTAÇÕES COM MUITO AXÉ

A noite dessa sexta-feira 13 de julho foi marcada de sorte e de muito axé para as mulheres da Associação Mestre Bimba, que fizeram um ensaio aberto à comunidade do Setor Pedro Ludovico. 

 

Para um grupo restrito de amigos e moradores do setor, o espetáculo Mães Negras - Teatro das Oprimidas trouxe à cena a história de uma mulher marcada pelo discurso machista e que em sua trajetória tenta s...e desvencilhar tanto do discurso como das atitudes que ainda reforçam o machismo e a opressão nas entranhas da sociedade. O espetáculo é sem dúvida, um convite à reflexão acerca da temática e sobretudo, um convite a sairmos da nossa zona de conforto para transformar a realidade que ora fomos inseridos pela atmosfera do teatro, mas que no fundo no fundo sabemos que àquelas situações são muito mais cotidianas do que imaginamos.


O fator "sorte" é atribuído por uma simples brincadeira diante a simbologia da data (sexta 13), que para muitos é sinônimo de azar. No entanto aliamos ao elemento sorte, 5 semanas de trabalho intenso, com encontros diários e contato com diversas linguagens de expressão da cultura afro-brasileira, elementos fundamentais na construção da poética do espetáculo.

Nesse sentido, convidamos a tod@s para estreia de Mães Negras -Teatro das Oprimidas, no dia 24 de julho de 2012, às 20 horas no Cine Teatro Goiânia Ouro. Entrada Franca.



Por Janaína Soldera
(Assessoria de Imprensa)
(62) 9414-8384 / (62) 8189-6299
maesngras@gmail.com 








sexta-feira, 13 de julho de 2012

PROJETO MÃES NEGRAS – TEATRO DAS OPRIMIDAS
FAZ ENSAIO ABERTO PARA COMUNIDADE DO SETOR PEDRO LUDOVICO – GOIÂNIA/GOIÁS

Com estreia prevista para o dia 24 de julho de 2012, o projeto MÃES NEGRAS – Teatro das Oprimidas faz ensaio aberto para comunidade do Setor Pedro Ludovico e amigos, no Ilê Ibá Ibomim (mais conhecido como Casa de Pai João de Abuque), também sede da Associação Mestre Bimba.

O espetáculo conta com um elenco eminentemente feminino, composto pelas mulheres da Associação que, durante quatro semanas de trabalho e ensaios fortes, sistematizaram o processo de várias oficinas e jogos teatrais, trazendo à tona o resultado desses encontros.

A intenção do projeto é inserir a discussão do papel da mulher na ocupação dos diversos espaços e como isso surte efeito na realidade das mulheres das comunidades das periferias de Goiânia: suas histórias, trajetórias e condições são pautadas, questionadas e refletidas como via para a descoberta de novas possibilidades.

A investigação é pelo viés do Teatro do Oprimido, fundado pelo ensaísta, dramaturgo e diretor teatral Augusto Boal, que alia teatro à ação social, pois como diria o próprio, O Teatro do Oprimido é o teatro no sentido mais arcaico do termo. Todos os seres humanos são atoresporque atuame espectadoresporque observam. Somos todos 'espect-atores'. É nesse entendimento que, o projeto Mães Negras se utiliza do teatro como instrumento de emancipação política e também como ferramenta de debater vários assuntos inerentes a realidade do público-alvo do projeto.

Sob a direção de Carolina Santos e co-direção de Tiago Aguiar, o espetáculo Mães Negras é uma ação selecionada pelo 2ª Prêmio de Expressões Culturais Afro-brasileiras com realização do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves – CADON, Fundação Palmares e Ministério da Cultura com patrocínio da Petrobrás. 


 
por Janaína Soldera
(Assessoria de Imprensa)
(62) 9414-8384 / (62) 8189-6299
maesnegras@gmail.com







.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

PROJETO MÃES NEGRAS – TEATRO DAS OPRIMIDAS


Contemplado no ano de 2012 pelo II PRÊMIO NACIONAL DE EXPRESSÕES  CULTURAIS AFROBRASILEIRAS da Fundação Palmares, com patrocínio da  Lei de Incentivo à Cultura / BR Petrobrás, o projeto MAẼS NEGRAS refere-se à montagem de um espetáculo teatral com as mulheres da Associação Desportiva e Cultural Mestre Bimba – entidade proponente e produtora cultural, situada no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia/Goiás.

A estética proposta é a do Teatro do Oprimido, do saudoso AUGUSTO BOAL. A pequisa tem como referência a vivência dessas mulheres em seus espaços de expressão e culto de suas ancestralidades. A partir daí, oficinas de capoeira, percussão, afoxé, dança afro desenham a poética do espetáculo. As mulheres da comunidade trazem consigo um histórico e este não é revogado. Este histórico é apresentado como caminho do reconhecimento, da valorização e da emancipação destas mulheres.

Durante os três meses de processo de oficinas e de montagem do espetáculo, a agenda de atividades será bastante intensa e promete mexer com as emoções, anseios, limites, sonhos e perspectivas de 10 mulheres que compõem este elenco: Carmem Lúcia dos Santos, Eva Cirico, Dayane Lopes, Janaína Soldera, Joyce Jaqueline Lopes, Luciana Lopes, Maria do Socorro Bispo, Maria do Socorro Alves, Rafaela Amorin e Rosemeire Severo.

Integrando a técnica do Teatro do Oprimido, será criada uma cena de Teatro-Fórum que trate das opressões contra as mulheres negras nos dias atuais, unindo beleza estética e reflexão política, de forma a debater o racismo, o sexismo, a pobreza e demais temas que possa surgir no intertexto da realidade da comunidade.

MÃES NEGRAS – TEATRO DAS OPRIMIDAS tem a coordenação de Carolina Santos, com produção executiva de Mutamba Criativa Ideias e Soluções e conta com diversos  parceiros e apoiadores:  Governo Federal/Ministério da Cultura, Governo do Estado de Goiás/Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial - SEMIRA, Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres - SMPM, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFG/Goiás.


Por Janaína Soldera
(Assessoria de Imprensa)
(62) 9414-8384 / (62) 8189-6299 
maesnegras@gmail.com