sexta-feira, 13 de julho de 2012

PROJETO MÃES NEGRAS – TEATRO DAS OPRIMIDAS
FAZ ENSAIO ABERTO PARA COMUNIDADE DO SETOR PEDRO LUDOVICO – GOIÂNIA/GOIÁS

Com estreia prevista para o dia 24 de julho de 2012, o projeto MÃES NEGRAS – Teatro das Oprimidas faz ensaio aberto para comunidade do Setor Pedro Ludovico e amigos, no Ilê Ibá Ibomim (mais conhecido como Casa de Pai João de Abuque), também sede da Associação Mestre Bimba.

O espetáculo conta com um elenco eminentemente feminino, composto pelas mulheres da Associação que, durante quatro semanas de trabalho e ensaios fortes, sistematizaram o processo de várias oficinas e jogos teatrais, trazendo à tona o resultado desses encontros.

A intenção do projeto é inserir a discussão do papel da mulher na ocupação dos diversos espaços e como isso surte efeito na realidade das mulheres das comunidades das periferias de Goiânia: suas histórias, trajetórias e condições são pautadas, questionadas e refletidas como via para a descoberta de novas possibilidades.

A investigação é pelo viés do Teatro do Oprimido, fundado pelo ensaísta, dramaturgo e diretor teatral Augusto Boal, que alia teatro à ação social, pois como diria o próprio, O Teatro do Oprimido é o teatro no sentido mais arcaico do termo. Todos os seres humanos são atoresporque atuame espectadoresporque observam. Somos todos 'espect-atores'. É nesse entendimento que, o projeto Mães Negras se utiliza do teatro como instrumento de emancipação política e também como ferramenta de debater vários assuntos inerentes a realidade do público-alvo do projeto.

Sob a direção de Carolina Santos e co-direção de Tiago Aguiar, o espetáculo Mães Negras é uma ação selecionada pelo 2ª Prêmio de Expressões Culturais Afro-brasileiras com realização do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves – CADON, Fundação Palmares e Ministério da Cultura com patrocínio da Petrobrás. 


 
por Janaína Soldera
(Assessoria de Imprensa)
(62) 9414-8384 / (62) 8189-6299
maesnegras@gmail.com







.

Nenhum comentário:

Postar um comentário