quarta-feira, 11 de julho de 2012

PROJETO MÃES NEGRAS – TEATRO DAS OPRIMIDAS


Contemplado no ano de 2012 pelo II PRÊMIO NACIONAL DE EXPRESSÕES  CULTURAIS AFROBRASILEIRAS da Fundação Palmares, com patrocínio da  Lei de Incentivo à Cultura / BR Petrobrás, o projeto MAẼS NEGRAS refere-se à montagem de um espetáculo teatral com as mulheres da Associação Desportiva e Cultural Mestre Bimba – entidade proponente e produtora cultural, situada no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia/Goiás.

A estética proposta é a do Teatro do Oprimido, do saudoso AUGUSTO BOAL. A pequisa tem como referência a vivência dessas mulheres em seus espaços de expressão e culto de suas ancestralidades. A partir daí, oficinas de capoeira, percussão, afoxé, dança afro desenham a poética do espetáculo. As mulheres da comunidade trazem consigo um histórico e este não é revogado. Este histórico é apresentado como caminho do reconhecimento, da valorização e da emancipação destas mulheres.

Durante os três meses de processo de oficinas e de montagem do espetáculo, a agenda de atividades será bastante intensa e promete mexer com as emoções, anseios, limites, sonhos e perspectivas de 10 mulheres que compõem este elenco: Carmem Lúcia dos Santos, Eva Cirico, Dayane Lopes, Janaína Soldera, Joyce Jaqueline Lopes, Luciana Lopes, Maria do Socorro Bispo, Maria do Socorro Alves, Rafaela Amorin e Rosemeire Severo.

Integrando a técnica do Teatro do Oprimido, será criada uma cena de Teatro-Fórum que trate das opressões contra as mulheres negras nos dias atuais, unindo beleza estética e reflexão política, de forma a debater o racismo, o sexismo, a pobreza e demais temas que possa surgir no intertexto da realidade da comunidade.

MÃES NEGRAS – TEATRO DAS OPRIMIDAS tem a coordenação de Carolina Santos, com produção executiva de Mutamba Criativa Ideias e Soluções e conta com diversos  parceiros e apoiadores:  Governo Federal/Ministério da Cultura, Governo do Estado de Goiás/Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial - SEMIRA, Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres - SMPM, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFG/Goiás.


Por Janaína Soldera
(Assessoria de Imprensa)
(62) 9414-8384 / (62) 8189-6299 
maesnegras@gmail.com



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário