sexta-feira, 21 de setembro de 2012

ESPETÁCULO MÃES NEGRAS FAZ ÚLTIMA APRESENTAÇÃO E ENCERRA TEMPORADA 2012 NO TEATRO DO IFG
 

Acontece nessa próxima sexta, dia 21 de setembro de 2012, o encerramento da temporada do espetáculo Mães Negras – Teatro das Oprimidas, no Teatro do IFG, às 20 horas. O espetáculo, que é foi contemplado pelo II Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras: Teatro, Dança e Artes Visuais, da Fundação Palmares, estabeleceu durante 5 meses, uma agenda agitadíssima em Goiânia, percorrendo escolas da rede municipal de ensino, universidades e centros de referência da assistência social.
 
Desde o processo de concepção à estreia, dois foram os grandes motivadores para a realização do projeto: o trabalho direto com mulheres da comunidade do Setor Pedro Ludovico – em especial as organizadas na Associação Desportiva e Cultural Mestre Bimba (que formam o elenco do espetáculo) e a circulação de um produto teatral que pudesse mexer com as estruturas normativas dessa nossa sociedade, que abrisse um diálogo com a plateia e que a partir disso fosse possível um momento de reflexão, onde todos tivessem a oportunidade aprender e discutir os dilemas das mulheres oprimidas, de forma coletiva. Partindo disso, que a ferramenta escolhida foi o teatro-fórum.
 
O encerramento da temporada traz algumas novidades. A circulação pelas escolas desenvolveu um processo de trabalho com os alunos das impressões sobre o espetáculo e a temática abordada, e o resultado será apresentado hall de entrada do Teatro do IFG, em forma de exposição. Além disso, o Afoxé Asè Omo Odé fará sua participação, com músicas e cantigas de culto a ancestralidade, embalados pelo ijexá, ritmo característico das manifestações culturais e artísticas afro-brasileiras.
 
Mães Negras – Teatro das Oprimidas é uma iniciativa da Associação Desportiva e Cultural Mestre Bimba, com direção geral de Carolina Machado e dramaturgia de Tiago Moita. A realização é do CADON –Centro de Apoio e Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves erm parceria com a Fundação Palmares e patrocínio da Petrobrás. Mutamba Criativa Ideias e Soluções assina a produção e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres e Igualdade Racial – SEMIRA, Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres – SMPM, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG e Ministério da Cultura.
 
Serviço
Encerramento da Temporada Mães Negras – Teatro das Oprimidas
Onde: Teatro do IFG
Quando: 21 de setembro (sexta-feira) às 20 horas
Entrada Franca
Informações: (62) 9231-1268 / (62) 8121-1057

Nenhum comentário:

Postar um comentário